eToken Aladdin pro 72k
Passo a passo para a instalação
Manual de Instalação Software do eToken Aladdin pro 72k (SafeNet
Authentication Client 8.0) • Para o funcionamento do eToken Aladdin pro 72k, deve
ser instalado o gerenciador do token disponível na área de download no seguinte
endereço http://www.locasuporte.com.br/tokenusb.aspx
após fazer o download do arquivo de instalação siga as orientações abaixo;
Sistemas Operacionais:
- Microsoft Windows 2000
- Microsoft Windows XP
- Microsoft Windows Vista
- Microsoft Windows 7
Manual de Instalação versão SafeNet Authentication
Client 8.0
Para confecção desse manual, foi usado o Sistema Operacional Windows XP Professional
com SP2 (Service Pack 2). Algumas divergências podem ser observadas caso a versão
do seu ambiente superior ou inferior a esta.
Só conecte o eToken pro 72k na porta USB do computador no final da instalação do
programa SafeNet Authentication Client 8.0.
eToken Aladdin pro 72k
O SafeNet Authentication Client 8.0 deve ser instalado em cada computador em que
um dispositivo eToken for utilizado. A instalação deve ser realizada por um usuário
com privilégios de administrador. Se encontrar algum problema durante a instalação,
registro ou operando este produto, tenha certeza que leu toda a documentação. Se
mesmo assim não conseguir resolver o problema, contate seu fornecedor ou o Suporte
Aladdin.
1. Feche todos os aplicativos;
2. Clique duas vezes no arquivo msi apropriado do SafeNet
AuthenticationClient-x32-8.00 (32 ou 64 bits, para saber qual o instalador
a utilizar clique aqui); O Assistente de Instalação do SafeNet Authentication Client
8.0 Setup será aberto. (Figura 1)
3. Clique em Next (Avançar). Se o SafeNet Authentication Client 8.0 já estiver instalado,
a reparação será iniciada;(Figura 1)
Figura
1 - Assistente de instalação
4. Se o SafeNet Authentication Client 8.0
não estiver sido instalado no seu computador, a caixa de diálogo Select interface
language (Escolha o idioma da interface) será exibida. Na lista suspesa escolha
a opção Portuguese (Português), e em seguida clique em Next ; (Figura 2)
Figura 2 - Selecione a linguagem
5. O Contrato de Licença será exibido. Selecione a opção I accept the license agreement
(Aceito o contrato de licença), clicar em Next; (Figura 3)
Figura 3 - Contrato de licença
6. Será aberta uma tela para escolher qual o tipo de instalação desejada, deixe
a primeira opção selecionada (Standard) e clique em Next; (Figura 4)
Figura 4 - Tipo de instalação
7. Será aberta uma janela para escolher a pasta de destino onde o programa será
instalado, não há necessidade de alteração, clique em Next para iniciar a instalação;(Figura
5)
Figura 5 - Pasta de destino
8. Durante a instalação, uma janela Updating System (Atualizando o Sistema) será
exibida, apresentando o andamento da instalação;(Figura 6)
Figura 6 - Updating System
9. Quando a instalação for concluída, a seguinte mensagem será exibida SafeNet Authentication
Client 8.0 has been successfully installed (SafeNet Authentication Client 8.0 foi
instalado com sucesso), clique em Finish (Finalizar); (Figura 7)
Figura 7 - Instalação concluída
INICIALIZANDO O TOKEN (PROCEDIMENTO RECOMENDADO)
ESTE PROCEDIMENTO
APAGARÁ TODOS OS CERTIFICADOS CONTIDOS NO ETOKEN PRO 72K SÓ SIGA ESSES PASSOS CASO
O SEU TOKEN AINDA NÃO POSSUA CERTIFICAÇÃO OU SOLICITAÇÃO DE CERTIFICAÇÃO QUE JÁ
TENHA EFETUADO O PAGAMENTO.
Depois de instalado o software SafeNet Authentication
Client 8.0, conecte o eToken pro 72k na porta USB do computador e siga as orientações
abaixo. O procedimento de Inicialização apagará todo conteúdo do token, antes de
iniciar esse procedimento, certifique-se que o token não possui nenhum certificado
digital gravado. A Inicialização do token é necessária uma única vez, depois de
inicializado e com certificado digital gravado, não é necessário fazer o procedimento
de inicialização. O eToken pro 32k pode ser utilizado em várias máquinas, havendo
a necessidade de instalar o software SafeNet Authentication Client 8.0 na máquina
em que se deseja utilizar, para instalar software SafeNet Authentication Client
8.0.
Todos os dispositivos eToken Todos os dispositivos eToken são configurados com a
senha original de fábrica 1234567890. Para garantir alta segurança, é fundamental
que o usuário altere a senha do eToken para uma senha particular no ato de seu recebimento
A senha do eToken alterada será a utilizada em todos os seus aplicativos. O usuário
é responsável por memorizar a senha do eToken, pois sem ela, não será possível utilizá-lo.
A criação de uma senha de administrador no eToken permite o seu desbloqueio (através
da senha PUK), redefinindo uma nova senha para o usuário, e caso a mesma seja esquecida,
é com a senha de administrador que será criada novamente a senha de usuário. Por
isso é recomendado o procedimento de Inicialização.
Quando aparecer a mensagem “A senha não é mais válida” e/ou solicitando para alterar
a senha e pedindo a atual, clique no botão cancelar e siga as orientações das figuras
abaixo, no final do procedimento seu eToken estará pronto para receber o certificado
digital.
Inicializando eToken
1. Abra o gerenciador do eToken, clique na opção SafeNet Authentication Client Tools;
(Figura 8)
Figura 8 - Abra o gerenciador do Token
2. Clique na opção "Vista avançada", conforme a figura; (Figura 9)
Figura 9 - Vista avançada
3. Selecione a terceira opção "eToken PRO Java", em seguida clique em "Inicializar
Token"; (Figura 10)
Figura 10 - Inicializar Token
4. Abrirá uma janela, no campo Criar Senha do Usuário apague o que está preenchido
e crie uma nova senha de usuário, confirme a nova senha no campo Confirmar, clique
na opção Criar Senha do Administrador e crie uma senha diferente da senha de usuário,
confirme a senha de administrador no campo Confirmar; Desmarque a opção "A senha
deverá ser alterada no primeiro logon" e clique no botão Iniciar. Lembrando que
para criar as senhas de USUÁRIO e ADMINISTRADOR, a mesma deve seguir um padrão de
exatos 08 dígitos, misturando letras, números e caracteres especiais (@,#,$,%,*),
exemplo de senha: abc1234@. É de responsabilidade do cliente memorizar e guardar
as duas senhas. (Figura 11)
Figura 11 - Criar senhas
As senhas não podem ser iguais e devem conter exatamente 8
(oito) dígitos, misturando letras, números e caracteres especiais.
5. Abrirá uma janela com a seguinte mensagem:
"Esta operação irá reiniciar todos os parâmetros do token e excluirá todo o seu
conteúdo."; Caso tenha algum certificado gravado dentro do token, o mesmo será perdido.
De "Ok" para continuar. (Figura 12)
Figura 12 - Peparando para inicializar
6. Se as senhas conferirem e se enquadrarem no padrão de qualidade, aparecerá a
seguinte tela; (Figura 13)
Figura 13 - Inicializado
7. Ao finalizar o procedimento de inicialização aparecerá a seguinte mensagem “O Token foi inicializado com êxito”. Clique
no botão "Ok" e seu eToken pro 72k está pronto para receber o certificado digital.
(Figura 14)
Figura 14 - Token inicializado com êxito
IMPORTANTE
8. Obs: A senha de USUÁRIO é a que será
utilizada no dia-a-dia, a senha de ADMINISTRADOR é uma senha de segurança, só será
utilizada em caso de perda da senha de USUÁRIO ou bloqueio do eToken, cada senha
possui um limite de erros de 15 tentativas após isso o Token é bloqueado, caso as
duas senhas venham a serem bloqueadas todos os dados do Token será perdido, o próprio
cliente é responsável por memorizá-las, a Loca Suporte não se responsabiliza pela
perda da senha ou bloqueio do eToken, sendo que a Loca Suporte não fica com nenhuma
senha do cliente.